Otimizando o espaço – 10 dicas para se organizar

Precisando otimizar o espaço na sua casa, no apartamento, na kitnet ou em outros espaços? Então, esse post da Guarda Bens é pra você!

Primeiro, é preciso deixar claro que qualquer pessoa pode ser capaz de otimizar o espaço nos cômodos da sua casa.

Alguns, acreditam que é preciso ter diploma de decoração de interiores, porém com as sugestões que a Guarda Bens Self Storage vai trazer agora esse desafio ficará muito mais fácil de ser resolvido.

Otimizando os ambientes pequenos como uma kitnet ou apartamentos pequenos

Em espaços pequenos o indicado é maximizar o espaço vertical. A altura das paredes é fundamental nesse caso, pois nelas será possível instalar diversas estantes, prateleiras e armários. Ganchos nos quartos e salas de estudo também auxiliam na hora de deixar o casaco guardado.

Uma mesa não muito grande também deve ser colocada em um canto seja do escritório ou da sala de estudos, mas lembre-se de posicionar em um ponto que a luz natural seja aproveitada. E, ela precisa ser colocada de forma que a pessoa fique de costas para distrações como cama e tv. Em uma kitnet, essa otimização funciona muito bem!

Tráfegos limpos é a forma mais efetiva para otimizar espaço na cozinha e demais cômodos

Um layout eficiente é fundamental para ambientes pequenos. Para isso, é fundamental não deixar muitos móveis nos espaços, para evitar que as pessoas batam nos móveis. Os caminhos diretos devem ser privilegiados, pois isso garantirá que o espaço seja suficiente para que manobras entre as peças do mobiliário sejam feitas.

Um ambiente prático. Assim deve ser uma cozinha de uma kitnet ou de um apartamento pequeno, pois isso gera praticidade na hora de cozinhar e fazer com que a produção seja mais eficiente e rápida.

Controle da desordem é fundamental para que haja aproveitamento dos quartos pequenos

Itens que não tem mais utilidade devem ser retirados dos quartos pequenos. Só devem ficar aqueles que tenham realmente muita importância e ao arquivar, é preciso apostar no uso de pastas ou caixas com etiquetas.

Isso, porque ao precisar buscar alguma coisa, não será preciso abrir todas as caixas ou pastas para conseguir encontrar. Após armazenar tudo, é preciso encaixar tudo o que for guardado de maneira inteligente.

Em quartos, isso é ainda é mais importante, pois é fundamental guardar travesseiros, roupas, lençóis, colchas e outros itens que não podem em hipótese alguma ficar espalhado pelo cômodo.

Aposte em espaços onde seja possível guardar os pertences

Itens semelhantes devem ser guardados juntos, mas o que podemos definir como itens semelhantes? Produtos de limpeza da caixa; itens usados no banheiro; são alguns produtos que devem ser colocados dentro de caixas de plástico ou que recebam rótulos.

Prateleiras devem ser colocadas em quartos, pois elas farão com que os itens como sapatos sejam colocados no local. As roupas sazonais também podem ser colocadas nessas prateleiras.

Certas atividades merecem um cantinho especial

Quem tem um apartamento grande, pode destinar um espaço para um escritório ou sala de estudos, porém quem não desfruta disso, deve adequar os cômodos.

Por isso, coloque uma mesa de canto na sua sala de estar ou no canto do seu quarto, mas lembre-se de usá-la próximo a luz natural que vem da janela e deixa-la longe de distrações que podem ser a televisão e a cama. Ao fazer isso, você está usando de uma forma muito eficiente todos os espaços.

Cômodos devem ser usados com a função para que foram criados

A sala deve ser sala, o quarto, quarto e assim sucessivamente. Os brinquedos dos seus filhos precisam ficar apenas nos quartos ou na sala de jogos, por exemplo. Livros, cadernos, mochilas escolares e outros itens precisam ficar no escritório ou próximo ao local que foi idealizado para isso.

Brinquedos não podem ficar jogados na sala de jantar, por exemplo e seus hobbies, a não ser que seja cozinhar, não podem ser deixados na cozinha. Todas as coisas precisam ficar nos ambientes que combinam com elas e só deve ser retirada do local quando for realmente usar.

Para aproveitar espaços muito pequenos, é indicado apostar em móveis com mais de uma utilidade, um exemplo disso é um banco que tenha baú, pois ali podem ser colocados sapatos, livros e outros pertences.

Itens não usados devem ser guardados

Deixe as toalhas da mesa de jantar, na sala de jantar, livros, revistas, cadernos no escritório ou na sala destinada a isso, panos de prato sempre na cozinha e na lavanderia precisa ficar o sabão em pó e os outros produtos usados pra lavar roupa.

Os itens que forem essenciais devem ficar sempre ao alcance de todas as pessoas que precisam dele.

Mobiliário multiuso é fundamental

Apartamentos pequenos pedem mobiliário multiuso. Por isso, aposte em prateleiras para colocar livros, revistas e cadernos. Uma iluminação boa para facilitar a leitura, a hora de estudar, de escrever e ler.

Em salas de estudos, use ainda bancos que tenham baús, porque ali podem ser colocados outros livros e cadernos que já não serão usados no próximo ano. Ao apostar nisso, o seu cômodo passará a ser um espaço muito melhor utilizado com finalidades diferenciadas.

Iluminação é fundamental para fazer o melhor aproveitamento do espaço

Lâmpadas de mesa, luminárias e outros tipos de iluminação seja para comer, ler e escrever precisam ser instaladas nos cômodos, pois é a iluminação que define qual será o clima do ambiente.

Espaço que falta iluminação pode deixar de ser utilizado, simplesmente porque ali é escuro, por isso busque melhorar a iluminação para fazer com que todos os cômodos ainda que pequenos sejam utilizados da melhor maneira possível.

E, se precisar de um local para guardar seus móveis para fazer com que o seu apartamento, sua kitnet ou casa fique ainda melhor, a dica é fazer uma visita a Guarda Bens e entender como trabalhamos.

Se não puder conhecer os nossos espaços pessoalmente, entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a manter todos os seus pertences guardados de forma segura.