Como organizar estante de livros

Estante. Esse item é extremamente versátil e fácil de ser modificado. Quando enjoamos, é só pegar tudo o que foi colocado ali, tirar e arrumar de novo. Por isso, neste post da Guarda Bens traremos algumas dicas sobre como organizar estante de livros.

Livros organizados por tamanho é a forma mais tradicional de organizar uma estante

A forma mais tradicional é deixar a estante organizada por tamanho dos livros, ou seja, do menor para o maior, porém um toque especial pode ser dado no momento em que os livros são colocados de lado. Precisa organizar sua estante no box da Guarda Bens ou em sua casa? Que tal apostar nessa opção?

No entanto, a Guarda Bens também aponta que a maneira mais fácil de arrumar os livros é colocando as obras da maior para a menor ou da menor para o maior.

Livros com livros

Livros com livros. Essa é mais uma maneira de manter sua estante organizada. Há quem prefira fazer uso de acessórios para manter os livros no lugar, porém eles podem ser organizados com outros livros e eles podem ser colocados tanto em pé quanto deitados.

Livros com outros objetos

Outros objetos também são muito úteis quando é preciso organizar uma estante de livros e para isso, é possível ousar e abusar de diferentes coisas como: velas, fotos, flores, bichos de pelúcias e outras lembranças que você faz questão de usar.

Estante com estilo maximalista

Já ouviu falar em uma estante que preza pelo estilo maximalista? Pois é! Neste estilo vale tudo. Quanto mais informação tiver na estante, melhor!

No entanto, quem optar por esse estilo deve ter em mente que os demais itens da decoração precisam ser neutros, porque assim as demais coisas não ficarão competindo entre sim, mas o ambiente ficará equilibrado.

Estante baixa e longa

Caso sua estante seja mais baixa e mais longa e conte com divisórias internas, ela pode ficar repletas de livros, mas também é possível optar por manter apenas os seus livros preferidos e os espaços que sobraram podem ser preenchidos com cestas, acessórios e itens que você escolher.

Muitas pessoas podem apostar em um estilo mais arrumadinho, porém a desordem também pode ser um meio de manter sua estante organizada. Os livros não precisam ter os mesmos tamanhos e a decoração da estante pode ser completamente com outros elementos como lembranças de viagens, luzes, fotos e outros itens.

Estante colorida? Pode!

Uma estante cheia de cor, pode? Pode! Assim como um estilo que agregue ao mesmo tempo neutralidade e muitos elementos. Em um quarto com paredes brancas, as estantes e prateleiras cheias combinam, pois, o quarto fica neutro e claro. No entanto, as cores devem marcar alguns objetos e em livros pontuais.

Contudo, quartos com paredes coloridas, podem receber estantes da mesma cor, mas os livros devem ser coloridos.

Estante de uma única cor com livros coloridos

As estantes que podem ser brancas ou pretas, podem ser colocadas em quartos e nas salas, porém os livros devem ser colocados por tamanho, pois o aspecto de arrumação será a marca da composição.