Dicas valiosas de como armazenar corretamente sua coleção de livro

O livro ainda continua sendo o preferido de muita gente mesmo diante de pessoas que tem apostado nos e-books. No entanto, os livros com o passar do tempo podem sofrer com o processo de deterioração.

Por isso, é fundamental que as obras fiquem intactas e esse cuidado só será possível quando a armazenagem é feita de forma correta. A fim de te auxiliar na hora de conservar os seus livros, nós da Guarda Bens traremos algumas dicas valiosas para armazenar os livros de forma correta.

Posição vertical é a posição ideal para armazenar seus livros

A primeira maneira eficaz de conservar os livros é colocando cada um na posição ideal. Sendo assim, o livro precisa ser disposto na posição vertical. Desta forma, os livros ficam melhor acomodados e ficará mais fácil pegar um exemplar quando você quiser ler.

Contudo, caso você não tenha espaço para deixá-los na vertical, a coleção deve ser separada por tamanho. Em pilhas separadas, os livros do mesmo tamanho devem ser colocados. É possível ainda fazer uma pirâmide, colocando os maiores na parte debaixo e os menores em cima, pois assim eles não ficarão deformados.

Livros devem ser guardados sem nenhum objeto em seu interior

É importante ainda não colocar nada no interior dos livros que serão guardados seja em casa ou na Guarda Bens Self Storage. Então, nada de armazenar os exemplares com flores, folhas, marcadores grossos, porque eles podem danificar as folhas e a capa.

Os clipes também não devem ser usados para marcar as folhas, porque se forem esquecidos, com o passar do tempo eles vão enferrujar e as folhas vão ficar manchadas. Lembre-se de que as orelhas dos livros não têm a função de marcar as páginas.

Elas foram criadas para proteger os cantos da capa e da contracapa dos amassos e das dobras. Para não deixar as capas marcadas, evite escrever sobre elas e não deixe seus livros no sol, pois esse cuidado evita que eles desbotem com o passar do tempo.

Comer enquanto você lê também não é uma dica boa, porque os farelos que ficam entre as folhas atraem insetos.

Sacos plásticos devem ser evitados quando os livros são armazenados em estantes e prateleiras

Os sacos plásticos devem ser deixados de lado quando o tema é o armazenamento dos livros. Muita gente acha que essa opção é a mais indicada, pois evita que os livros fiquem sujos, porém você sabia que o plástico impede que o papel?

Então, não coloque seus livros em plásticos, pois as folhas e a capa podem ficar danificadas por estarem abafadas. Se você vai deixar seus livros na Guarda Bens, prefira organizá-los como se estivessem em uma biblioteca, ou seja, armazenados na vertical em estantes ou prateleiras.

Opte pelas prateleiras e estantes abertas tanto em casa quanto na Guarda Bens Self Storage

As melhores opções de esteiras e prateleiras devem ser as abertas, porque assim como no caso das embalagens plásticas, as fechadas não permitem que haja circulação de ar, por isso devem ser fechadas de lado. Como o ar circula, ele vai impedir que os livros mofem com o passar do tempo.

Fungos e mofo não aparecem quando há um espaço entre os livros e a parede

Deixar um espaço entre os livros e a parede é fundamental para impedir o aparecimento de fungos e mofo. A existência desse espaço possibilitará que o ar circule entre eles e assim, os exemplares não vão se desgastar e nem se deteriorar com o passar do tempo tanto quando estão em casa como quando são guardados na Guarda Bens Self Storage.

Mesmo guardados, livros devem ser limpos pelo menos uma vez ao ano

A manutenção dos livros também é muito importante para o aumento da vida útil deles. Mesmo quando estão guardados, é fundamental vez por outra fazer a retirada da poeira com a ajuda do espanador. Um pincel pode ser usado uma vez ao ano para limpar de próximo a costura tanto nas páginas iniciais quanto finais.

Além da limpeza com pincel, uma dica eficiente é folhear o livro, pois isso possibilita que as folhas respirem. Os produtos abrasivos não devem ser usados e eles só devem voltar para a estante depois que estiverem completamente secos.

Caixa de papelão impede que os livros fiquem expostos

Para não deixar a coleção exposta, a pessoa pode optar por armazenar seus livros em caixas de papelão. Ao fazer isso, eles ficarão agrupados e o manuseio em grupos ficará mais fácil de ser realizado.

Contudo, lembre-se de deixar os maiores na parte debaixo da caixa e os maiores em cima, mas se preferir, coloque em uma única caixa aqueles que tem o mesmo tamanho.

Preste muita atenção com a quantidade de volumes que serão colocados em uma mesma caixa, porque ela pode ficar pesada e rasgar no momento em que você for manusear o que está no seu interior.

Caso a opção seja por caixas de papelão, uma forma eficiente de auxílio é fazer uma lista que deverá ser afixada na parte externa da caixa para auxiliar na hora de encontrar o exemplar.

Exemplares devem ser armazenados de forma lógica em casa ou na Guarda Bens

A disposição dos exemplares em uma ordem lógica também é muito importante, porque esse cuidado fará com que a pessoa tenha maior facilidade na hora de encontrar o que ela procura.

No entanto, considere uma ordem lógica pra você, pois isso trará benefícios. Nada de armazenar tudo junto e misturado seja na Guarda Bens ou na sua casa. Aposte em separar os livros por editora, tema, autor ou da maneira que achar melhor.

Limpeza das mãos é muito importante na conservação dos livros

Muita gente não se preocupa com isso, mas na hora de pegar um livro, procure lavar as mãos, pois caso contrário, o exemplar poderá ficar com manchas que não sairão. Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog, pois nosso objetivo é trazer soluções inteligentes que te auxiliem no momento em que for preciso guardar seus pertences.