Tempo necessário para guardar documentos e quais precisam realmente ser guardados

Guardar documentos pode ser muito útil para você. Confira, nesse artigo, algumas informações sobre como e por que guardar seus documentos

A manutenção e guarda de documentos é essencial para uma boa organização e acesso posterior a eles. É recomendável que os documentos sejam guardados de forma organizada para que, sempre que necessário, seja possível ter acesso a eles.  Contudo, antes de iniciar tal processo é necessário verificar algumas informações para que o armazenamento não seja realizado de forma desnecessária ou, ainda, de maneira inadequada.

Qual o tempo devo guardar os documentos?

Um dos primeiros aspectos é verificar o tempo que os documentos devem ser guardados, assim como a forma que os mesmos devem ser mantidos.

Nos itens a seguir, apresentaremos o tempo de arquivamento de documentos de pessoa física.

Veja abaixo o período de tempo que cada um dos documentos deve ser arquivado:

  • Impostos federais, estaduais e municipais (IPTU, IPVA, água, luz, telefone): os recibos devem ser guardados por 5 anos.

Guarde tais documentos para fins de comprovação. Contudo, caso você receba a declaração anual de quitação de débito, poderá fazer o descarte dos comprovantes relativos ao ano em que consta na declaração.

Desde o ano de 2010, as empresas foram obrigadas, por lei, a enviar a declaração de quitação anual ao cliente. A emissão deve ser feita no mês de maio.

  • Comprovantes de pagamento de seguro (vida, carro): devem ser guardados pelo período de 1 ano, pois é o tempo de prescrição da obrigação.
  • Comprovante de recolhimento do INSS e Carteira de Trabalho da Previdência Social: devem ser guardados até o período em que o cidadão se aposentar, pois não é possível ter a plena certeza de que os documentos poderão ser acessados no momentos em que se precisar deles.

Como se sabe, infelizmente, nem sempre a Administração Pública age de maneira eficaz e eficiente em relação à gestão, guarda e preservação dos documentos. Desse modo, é muito importante se precaver e guardar tais documentos de maneira segura.

Se você deseja uma empresa que te auxilie na guarda e arquivamento de seus documentos, acabou de encontrar! Somos a Guarda Bens Self Storage e nosso principal objetivo é ajudar você a guardar seus documentos de maneira confiável, segura e prática.

Nosso sistema de autoarmazenagem é capaz de proporcionar todos esses requisitos a você.

O sistema de Self Storage visa garantir que apenas você tenha acesso a seus documentos e, consequentemente, ao local de guarda deles. E o melhor: você poderá contar com um espaço disponível para manter seus documentos, sem precisar se preocupar com contas extras, tais como IPTU ou conta de luz.

Na Guarda Bens você nos delega a missão de guarda e preservação de seus documentos. Em troca, você terá a segurança de que seus documentos estarão preservados e acessíveis no momento em que precisar dele.

O que está esperando? Entre em contato conosco e descubra o serviço que atende às suas necessidades.