Como preparar planilha para gestão de estoque?

O sucesso das pequenas empresas passa por uma rigorosa gestão de estoque. Apesar disso, a planilha que envolve essa gestão é deixada de lado, seja por não entender a importância ou por não conhecer os princípios que fazer parte de uma administração de qualidade. Por isso, nós da Guarda Bens vamos dar dicas sobre como preparar planilha para gestão de estoque.

Porém, você pode estar se perguntando, por que a Guarda Bens está preocupada com isso? Porque nós temos espaços pra você armazenar todos os seus produtos de forma eficiente trazendo lucratividade pra sua empresa.

Aqueles que precisam de planilha para gestão de estoque tem apostado no uso de softwares que são conhecidos como “Sistema Integrado de Gestão” (SIG), “Programas para Controle de Estoque” (PCE) ou “Programas para Automação Comercial” (PAC).

O que precisa ter na planilha de gestão de estoque?

Nessa planilha, é fundamental ter: coluna de entradas e saídas, código dos produtos, descrição de cada item, unidade de medida, especificação de dia, mês e ano, registro de quantidade em cada uma das unidades, o custo do produto em cada uma das filiais e, ainda, nome e contato do fornecedor.

É imprescindível que informações sobre quantidades, datas e valores sejam incluídas tanto na entrada quanto na saída dos produtos e, o indicado é que seja incluído o motivo da saída da mercadoria em estoque.

A preparação de uma planilha para gestão de estoque é importante, pois por meio dela, é possível manter o controle sobre a entrada e a saída de mercadorias, ter sempre um levantamento da quantidade de produtos que estão no estoque.

Além disso, a planilha traz informações sobre o ponto físico onde o produto está no estoque, quando o saldo de produtos está baixo, isso é evidenciado na planilha.

Saiba como preencher a planilha de gestão de estoque

O momento de preenchimento dos campos da planilha precisa ser feito na hora certa, pois o registro de entrada precisa ser feito de forma imediata ao recebimento dos produtos e os registros de saída devem ser feitos conforme a retirada deles.

Faz-se necessário deixar claro que a saída do item do estoque, por meio da planilha, não está apenas relacionada ao processo de venda, a possibilidade de impedir que perdas acontecem, pois, os problemas podem ocorrer no momento da manipulação do mesmo, em caso de produtos fora do prazo de validade, furtados e deteriorados.

Por meio da planilha é possível ainda emitir relatórios de produtos que estão com baixo índice de vendas e um relatório de curva ABC dos produtos que estão sendo comercializados.

Assim, a planilha passa a ser um item indispensável para empresas que querem ter o controle do seu estoque feita de forma fácil. No entanto, é preciso deixar claro que os programas podem gerenciar diferentes áreas da empresa como financeiro, faturamento e outros departamentos que estão diretamente envolvidos com esse setor.

Gostou dessa dica da Guarda Bens? Agora, além de saber sobre a importância de fazer uso das planilhas, você deve apostar nos serviços que nós oferecemos, pois isso assegura que os seus produtos ficarão bem guardados.