10 dicas para ser produtivo trabalhando Home Office

A situação atípica que estamos vivendo veio mesmo para mudar tudo, não é mesmo? Muitos de nós nunca se imaginou trabalhando em home office, mas com a pandemia, foi preciso se adequar e, ainda, continuar rendendo. A quarentena ainda não acabou, mas assim que ela acabar, muitos continuarão trabalhando em casa, porque viram que isso é possível.

Por isso, para te ajudar nessa etapa de adaptação, a equipe da Guarda Bens Self Storage vem por meio desse post te trazer 10 dicas para ser produtivo trabalhando em casa, ou seja, em home office.

  1. É preciso ter em mãos todas as ferramentas

Quem vai trabalhar em casa deve ter à disposição todas as ferramentas que utiliza no escritório. Por isso, se você faz uso de um notebook, tablet ou qualquer outro equipamento, ele precisa estar com você na sua casa, pois esse é o primeiro fator que fará com que você seja produtivo.

Muitos poderão dizer, mas eu posso levar os arquivos que eu preciso em um pendrive ou mesmo salvar na nuvem. Sim, é verdade! Contudo, o fato de levar o equipamento pra casa é meio caminho andado para seu trabalho ser desenvolvido a contento.

  1. A internet precisa de velocidade

É comum em casa termos uma conexão mais lenta se comparada com a da empresa, porém no momento em que você for trabalhar em casa ou se já estiver, o recomendável é aumentar a velocidade da sua internet, pois esse é mais um fator que vai garantir a sua produtividade em casa.

Muitos até já devem ter feito isso com a internet, mas e o telefone? Ele também precisa! Se o seu telefone for o pessoal, cuidado! Porque você pode acabar no prejuízo, mas se o plano for corporativo aí não há com o que se preocupar. Mas, lembre-se ainda que dá pra usar o WhatsApp para ligações.

  1. Em casa, você precisa de tudo o que está no escritório

No momento em que essa transição for ocorrer, é fundamental que você tenha em casa todos os itens que fazem seu trabalho acontecer no escritório. Então, muita atenção com a mudança. A organização nessa etapa é fundamental.

  1. Reuniões? Faça uso dos aplicativos gratuitos

Em tempos como os atuais, economizar é a chave do negócio, não é mesmo? Então, mesmo estando em casa, o seu trabalho não vai parar, mas você pode economizar fazendo uso dos recursos que a tecnologia nos possibilita.

Por isso, em caso de reuniões, a sugestão é apostar em aplicativos gratuitos, porque eles possibilitarão que você trabalhe, resolva problemas e conquiste novos clientes!

  1. Horário deve ser cumprido à risca

Muita gente acha que trabalhar em home office significa que ela pode fazer o seu horário. Em alguns casos, isso é sim verdade, porém não em todo. Logo, o que estamos querendo dizer? Se sua jornada diária é de 8 horas, você deve cumpri-la rigorosamente!

O fato de estar em casa já te possibilita, por exemplo, não ter que ficar pelo menos algum tempo no trânsito e quer coisa melhor que isso?

 

  1. Posso ficar de pijama?

 

A resposta é não! Está em casa? Sim. Mas isso não significa que você deve trabalhar de pijama! Todo dia, você deve manter a sua rotina, ou seja, precisa abrir o armário e escolher uma roupa como se fosse para o escritório ou para a empresa.

 

Não estamos falando que você deve colocar o melhor sapato, a melhor blusa e calça, mas o pijama deve ter tirado, sabe por quê?

 

O pijama te dá a sensação de que você está trabalhando em um domingo de chuva e quer dia mais preguiçoso do que esse? Não tem, não é mesmo? Por isso, troque de roupa!

 

  1. Saiba como escolher o local para trabalhar

 

Não é, porque você está em casa que qualquer cômodo serve pra você trabalhar! A dica é apostar em um local que tenha boa iluminação, seja ergonômico e, ainda, silencioso.

 

Ergonômico, porque ninguém quer trabalhar em casa e ficar sofrendo com dores, certo?

Iluminado, pois a iluminação ruim vai impactar diretamente no seu rendimento e o silencio também é fundamental!

 

Por isso, se seus filhos estiverem em casa já que não podem ir para a escola, tente junto a sua esposa organizar bem os horários, pois isso te ajudará a render da mesma maneira como se estivesse no escritório.

 

  1. Interferências? Muito cuidado!

No ponto anterior já falamos disso, mas vamos reforçar! Seus filhos estarão em casa e eles podem ser classificados como uma interferência. Por isso, muito cuidado e organização.

Além disso, em casa a internet é liberada, atenção para não perder tempos nas redes sociais procrastinando e nem em frente a televisão, porque na empresa não tem televisão, certo?

  1. Família deve ser avisada

Nos dois tópicos anteriores já falamos dos seus filhos, mas não são só eles que podem te atrapalhar. Se você tem esposa, mãe, pai, enfim… qualquer outro familiar em casa é fundamental avisar que você está trabalhando em casa e que não pode ser atrapalhado!

Se for possível, mantenha a porta do local escolhido para trabalhar fechada. Nem sempre vai ser fácil! Essa situação requer uma maior e melhor adaptação de todos os envolvidos. Em caso de filhos maiores, a tendência é que a situação transcorra bem, mas se você tiver filhos pequenos, a adaptação exigirá mais de todos.

  1. Informações da empresa, ficam na empresa

A última dica que traremos trazer pra você diz respeito as informações a respeito do seu trabalho. Sabe aquela máxima: o que acontece na empresa, fica na empresa. Nesse caso, você não está na empresa fisicamente, mas continua trabalhando.

Então, lembre-se de não ficar tratando de assuntos sigilosos com os seus familiares! Isso não é bom, ok?

Gostou dessas dicas da Guarda Bens Self Storage? Vai colocá-las em prática? Se você é dono de uma empresa e está nessa situação, mas não sabe o que fazer com o seu estoque. Entre em contato, saiba que podemos te ajudar!