Como organizar estoque para Black Friday?
Com o objetivo de ajudar as empresas a venderem mais, de forma organizada e, ainda, respeitarem os prazos de entrega que é algo imprescindível para os consumidores, a Guarda Bens Self Storage preparou esse artigo.
Para começar, a primeira dica que a Guarda Bens SP tem para sua empresa é como o controle de estoque para a black friday deve ser executado. Sendo assim, a organização logística de sucesso para avaliação do tempo de reposição dos produtos, ou seja, quantos dias demora desde que o pedido de compra foi recebido pela sua empresa até que ele chegue na empresa.
Vencida essa etapa, é preciso considerar o lead time que consiste na quantidade de dias que o produto leva pra ser entregue e mais, a variabilidade de fornecedores que sempre é alta, pois há produtos que chegam com três dias, outros levam cinco e tem aqueles que podem demorar até nove dias.
Depois disso, o como organizar o estoque para black friday passa pela confecção do inventário de estoque. Aqui, será preciso levantar quantos produtos constam no estoque físico e se a quantidade bate com o estoque online. Uma dica da Guarda Bens é aproveitar a oportunidade da liquidação para que você liquide aqueles produtos que podem ter ficado encalhados.
A fim de evitar que os clientes demorem pra receber o produto ou algum item seja muito procurado, é fundamental que você opte pelo que chamamos de estoque de segurança. Nesse caso, é preciso fazer uma análise dos itens que são importantes o que tem maior atratividade e quais são os que não precisam estar no seu estoque.
É indicado ainda que sua empresa, dependendo do perfil, procure fazer uso de um software que seja responsável não só pelo controle como também da gestão de estoque.
Contudo, antes de escolher o programa identifique o perfil da sua empresa, porque conforme ela cresce, o sistema precisará de integração com os demais segmentos e isso é importante, porque diminui a quantidade de erros e o negócio ganha em profissionalismo.
Como desenvolver um planejamento logístico para Black Friday
Os lojistas costumam errar quando deixam o considerar no prazo de entrega o tempo que o produto demora pra ser preparado para envio. Com isso, as pessoas passam a avaliar sua empresa de forma negativa.
Para evitar esse tipo de situação, já na simulação do frete, o prazo de entrega estimado deve ser disponibilizado. Vamos exemplificar: de uma cidade para outra, o produto leva três dias pra chegar, porém devido a grande quantidade de pedidos e a operação do estoque, sua empresa pode levar um dia para separar o produto, emitir a nota fiscal e, ainda, empacotar.
Devido a isso, é fundamental que a sua empresa coloque no espaço simulação do frete o prazo que inclui a separação, emissão e a confecção do pacote do produto. Com isso, se o prazo era de três dias, ele vai acabar subindo pra quatro.
Uma outra sugestão é que a empresa entre em contato com o operador logístico com o objetivo de alinhar a estimativa de tempo para entrega, e no site o melhor é colocar uns dias a mais para evitar problemas. Saiba que todas as transportadoras de maior porte que atuam no Brasil costumam desenvolver ações especiais durante a Black Friday.
É importante que sua empresa, durante esse período, aposte em prazos de entrega mais extensos, diminua o corte de horário para embarcação e limite a quantidade de encomendas por dias. Todas essas ações serão importantes para que a empresa consiga suportar esse crescimento que ocorre em pouco tempo.
Com uma programação antecipada e os clientes informados por meio de aviso em sua página, o risco de reclamação cai e você ainda atende a necessidade do cliente. Contudo, tome muito cuidado com a quantidade de dias “a mais” que você vai colocar, porque isso pode fazer com que as pessoas deixem de comprar.
Por isso sugerimos acima uma conversa com o seu operador logístico a fim de manter alinhada a sua demanda para essa data.
Muita atenção ainda com a embalagem que será enviada para o seu cliente. Mais do que uma caixa bonita, ela precisará assegurar que o produto chegue até o seu destinatário sem nenhum tipo de dano ou avaria.
Ao tomar todos esses cuidados, sua empresa terá oferecido a pessoa uma experiência de compra positiva atrelada a uma imagem profissional e evita gastos adicionais com trocas ou devoluções.
Como fazer minha loja vender mais?
Nos tópicos anteriores, pontuamos como organizar o seu estoque e como desenvolver um planejamento logístico eficiente. Agora, traremos algumas sugestões para que você consiga vender mais!
Primeiro, recorra aos dados do ano passado para descobrir quais são foram as promoções que surtiram maior efeito. Depois disso, observe de onde vieram os seus compradores. Feito isso, é hora de apostar em ações que melhorem o que deu certo o ano passado e que tragam diferenciais.
Uma maneira eficaz de conseguir mais vendas é enviando e-mails com as promoções e promovendo para clientes especiais ofertas diferenciadas. Ao promover ofertas diferenciadas você está dando um bônus para aqueles que já são seus clientes a mais tempo. Como fazer isso? Envie um cartão (cupom) promocional.
Além disso é preciso mostrar que a compra deve ser feita de forma urgente, pois o tempo está acabando. Para fazer isso, sugerimos que no seu site tenha cronômetros com contagem regressiva e esse relógio deve ser enviado aos seus clientes. Enquanto as promoções estiverem no ar aposte no uso de call to actions apenas com produtos que tem poucas unidades no estoque.
Ao fazer isso, temos a certeza de que você será bem-sucedido durante esse período. E, lembre-se de contar com a equipe da Guarda Bens, pois como temos a certeza de que você vai vender com essas dicas, será preciso armazenar o seu estoque em um local seguro como o que nós oferecemos.
Para saber mais sobre o nosso serviço, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e, não deixe para a última hora, pois quando menos você esperar, a Black Friday chegou!