PLANEJANDO UMA VIAGEM DE LONGA DURAÇÃO?
Todo mundo ama viajar, mas uma viagem de pouca duração, em que mal é possível usufruir dos atrativos do destino escolhido, às vezes, causa mais frustração do que grandes momentos de descontração e boas recordações.
Por essa razão, o conceito slow travel está em evidência. Esse movimento busca priorizar a experiência nos destinos, dedicando um tempo maior para conhecer cada lugar e, com isso, ter um contato mais próximo com a cultura local. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Booking.com apontou que 77% dos viajantes brasileiros não acreditam estar aproveitando as oportunidades de viagem ao máximo.
A seguir, a gente compartilha algumas dicas para o planejamento da sua viagem de longa duração ser perfeita.
1- Destino e época da viagem
Defina o destino que você gostaria de conhecer e, principalmente, a época em que poderá viajar. Comece escolhendo uma região ou país e deixe para definir as cidades que serão visitadas à medida em que pesquisa.
Na hora de definir o período em que irá viajar, lembre-se de que a baixa e média temporadas costumam ser ótimas épocas para viver experiências mais autênticas.
2- Controle suas despesas
Se o seu orçamento é suficiente para viver a rotina, mas não para realizar uma grande viagem, então comece a controlar suas despesas imediatamente.
Quando você começa a focar em algo maior, percebe que alguns gastos são desnecessários e a maioria deles pode ser adiado. Dessa forma, analise bem o orçamento, veja quando você está gastando com cada categoria de despesa (alimentação, por exemplo) e ache oportunidades de melhorias.
3- Faça suas reservas
Pesquise preços de passagens aéreas, faça suas reservas de acomodação e planeje os deslocamentos entre destinos – etapas importantes da sua viagem.
Para estadias mais longas, alugar um apartamento ou um quarto em uma residência compartilhada pode ser uma maneira interessante de se adaptar à rotina local e também de economizar.
4- Organize sua documentação
Dependendo do destino escolhido, você terá que providenciar determinados tipos de documentos.
Alguns lugares exigem a contratação de um seguro viagem, enquanto para outros é necessário solicitar um visto com antecedência, assim como ter comprovante financeiro apontando condições de permanência, seguro viagem e comprovante de vacinação contra febre amarela, por exemplo.
5- Pense no regresso (ele existe!)
Ao realizar uma viagem de longa duração, um dos maiores equívocos é esquecer de como será a vida na volta para o lar doce lar. Afinal, todos os problemas que você deixou para trás estarão ali, esperando pelo seu retorno e atenção.
Por isso, organize tudo que for possível para que a volta seja tranquila. Lembre-se que essa transição “fim de viagem X a realidade da vida” não precisa ser desgastante. Assim, antes de viajar, não se esqueça de:
– Programar todas suas contas para o débito automático para não esquecer nenhum pagamento;
– Pedir a alguém que visite sua casa a cada 15 dias mais ou menos para ver se está tudo bem;
– Se tiver plantas, encontrar alguém que possa regá-las com frequência, assim como encontrar alguém de confiança para cuidar do seu pet, caso o tenha;
– Suspender por um período de 30 a 120 dias suas contas de telefone fixo, TV por assinatura e banda larga (você tem esse direito, sabia?).
Viu que para uma viagem de longa duração acontecer precisa estar atento, né? E a gente ainda tem uma última dica valiosíssima: se precisar deixar seguros os seus bens na hora de viajar, enquanto você aproveita essa longa temporada longe de casa, conte com a Guarda Bens Self Storage. Entre em contato hoje mesmo!