PLANEJAMENTO DE ESTOQUE: COMO PODE SER IMPLEMENTADO?
O controle de entrada e saída de mercadorias, assim como a organização dos pedidos de compras com antecedência fazem parte de um bom planejamento de estoque. E, quando bem realizado, garante entregas mais ágeis, maior satisfação do cliente, aumento dos lucros e diminui os gastos, já pensou nisso?
Essa ação estratégica ajuda a prever demandas, permitindo que o negócio continue operando, realizando vendas e entregando pedidos sem um período de pausa, também evitando prejuízos e desperdícios causados por equívocos no gerenciamento– o que colabora para a boa imagem da empresa no mercado.
Por exemplo, ter mercadorias em excesso eleva o custo de armazenagem, enquanto a falta dos produtos pode causar a queda nas vendas e desafios de logística.
A seguir, confira cinco passos indispensáveis para implementar um bom planejamento de estoque no seu negócio:
1- Realize a integração de processos
Sem dúvidas, um dos primeiros desafios relacionados ao planejamento de estoque é que os processos entre as diferentes áreas devem ser sincronizados e integrados. Na área de distribuição, os processos logísticos envolvem diferentes departamentos como de compras, vendas, distribuição e gestão de estoque. Então, se essas áreas não são integradas, diversos erros podem surgir no desenvolvimento das atividades que vão comprometer a viabilidade operacional do armazém e os custos.
2- Entenda os custos do seu estoque
Existem quatro custos principais para serem considerados:
– do pedido: gerados pela compra do produto ou dos insumos necessários para produzi-lo;
– de falta de estoque: gerados para a empresa caso ela não consiga adquirir os itens necessários para viabilizar a venda de determinado produto;
– de manutenção: gerados pela própria empresa, como aluguel de espaço, da luz e água, funcionários;
– e de depreciação: com certo tempo de armazenamento, é possível que os produtos vençam a data de validade ou acabem sendo danificados.
3- Gerencie os itens no seu estoque
Realize um inventário de todos os itens que estão no seu estoque, afinal, você já sabe quais são os custos necessários ao gerenciamento dele, então, procure documentá-los também. Além disso, anote informações essenciais como quantidade de estoque de cada produto, os custos da mercadoria e a data de vencimento. Importante: essa lista deve ser constantemente atualizada.
4- Faça uma previsão de vendas
Essa análise constata o tempo médio gasto por cada produto para ser vendido. Após a verificação, será possível fazer uma previsão de quantos produtos serão vendidos em um certo período. Com esses dados, você terá meios para realizar uma estimativa sobre o estoque, como quanto tempo cada item fica armazenado ou quando será necessário fazer um novo pedido.
5- Tenha uma boa relação com seus fornecedores
Cordialidade e cumprimento dos compromissos firmados são pilares de uma relação duradoura com fornecedores – e o trabalho deles é fundamental num estoque. Por essa razão, caso haja uma data certa para o pagamento, não atrase ou, se for atrasar, sempre informe-os com certa antecedência. Caso tenha algum problema com o pedido, o diálogo é sempre o melhor canal.
Na prática, contar com um bom planejamento de estoque, além de possibilitar o sucesso comercial desejado do empreendimento, também evita vendas além do estoque, assim como atende às expectativas dos clientes e, por fim, gira o dinheiro investido no estoque.
Curtiu o nosso conteúdo de hoje? O seu negócio já usufrui dos benefícios de um bom planejamento de estoque? Você tem alguma sugestão para acrescentar e compartilhar? Conta aqui pra gente, deixando o seu comentário.
E não custa lembrar mais uma vez que disponibilizamos espaços na medida para atender à necessidade do seu estoque. Pode contar com a Guarda Bens Self Storage pelo tempo que for, com toda a comodidade e segurança. Entre em contato!