COMO PLANEJAR UMA VIAGEM SEM CONTRATEMPOS
Você certamente já deparou-se com aquela máxima de que “viajar é preciso”. Afinal, só viajando é possível apreciar novos horizontes, conhecer novas culturas e, principalmente, fugir do estresse diário do trabalho e da vida comum.
Sem dúvidas, viajar é maravilhoso, mas sem um bom planejamento pode ser um tanto complicado. E, levando em consideração que o intuito da viagem é deixar a vida longe das complicações, é preciso estar atento(a) a um checklist que vai te ajudar e muito na hora de embarcar para ganhar o mundo. Leia a seguir!
1- Confira quanto você tem de dinheiro
Para todo planejamento de viagem, curta ou longa, perto ou distante, é sempre bom se certificar primeiro sobre a verba disponível antes mesmo de decidir o destino final e, depois, no quanto é possível guardar até a data de arrumar as malas. Coloque tudo na ponta do lápis e garanta que os sustos com os altos custos ficarão de fora.
2- Decida o que você quer fazer na sua viagem
Tudo o que você precisa são de momentos de lazer sem frustração. Então, se você gosta do clima ameno da serra gaúcha, por exemplo, não tem muita lógica passar seus desejados dias nas altas temperaturas de uma praia nordestina, por exemplo também. Portanto, usar o bom senso garantirá o bem-estar necessário na escolha do destino ideal.
3- Fique atento(a) à documentação
Verifique quais os documentos obrigatórios para viajar, que varia dependendo de um roteiro nacional ou internacional.
Documentos para viagens nacionais: documento de identificação com foto, como carteira de trabalho ou CNH, além de carteira de vacinação em dia, de acordo com a área que se tem como destino.
Documentos para viagens internacionais: passaporte, visto, passagens de ida e volta, comprovante financeiro mostrando ter condições de permanência, seguro viagem e comprovante de vacinação contra febre amarela.
4- Planeje seus gastos
Definindo quantos dias durará a sua viagem no destino escolhido, é possível pensar nos gatos médios referentes aos itens indispensáveis, como alimentação, passeios, compras, transporte, hospedagem, passagens aéreas, seguro viagem e gastos extras.
Importante: inclua o item “gastos extras” para caso surja algo inesperado, por mais organizado que seja o seu roteiro.
5- Compre suas passagens áreas com antecedência
As passagens aéreas são um dos itens mais caros na hora de viajar e, para economizar, é preciso pesquisar bastante e com antecedência. O ideal é usar sites comparadores, que ajudam a encontrar a melhor opção com o menor preço. Comece a procurar as passagens aéreas assim que definir o seu destino de viagem – essa mesma antecedência também é válida para a reserva da hospedagem.
6- Troque um pouco de dinheiro
Para viagens internacionais, o indicado é trocar pelo menos um pouco de dinheiro antes de viajar. Isso poque no Brasil é possível encontrar taxas de câmbio mais vantajosas do que nos aeroportos fora do país. Além disso, o uso do cartão de crédito fora do Brasil deve ser feito com cautela, sobretudo, porque os valores podem ser diferentes no momento de pagar a fatura, devido aos impostos como o IOF.
7- Arrume sua mala
Bagagem de mão (limite de 10 quilos): dinheiro, documentos, chaves, remédios, eletrônicos e líquidos (armazenados em embalagens de no máximo 100ml);
Bagagem despachada (limite de peso de 23 quilos para viagens nacionais e de 32 quilos para internacionais): roupas, sapatos, bolsas e outros itens que serão usados durante a sua viagem.
Dica extra: leve uma muda de roupas na mala de mão, para o caso de ter algum problema com a sua bagagem despachada.
Ah, e mais uma dica imperdível: se quiser deixar seguros os seus pertences de valor na hora de viajar, enquanto você aproveita seus merecidos dias de descanso, conte com a Guarda Bens Self Storage. Estamos aqui para cuidar dos seus bens sempre da melhor forma. Entre em contato!