COMO AUMENTAR A RENTABILIDADE DO SEU NEGÓCIO
Ter um empreendimento com êxito no mercado é o desejo de todo mundo que se lança como dono do próprio negócio, independentemente do segmento e porte. Afinal, lucratividade é o que se espera de um investimento financeiro e também de energia desse tipo.
Mas o que muita gente não se atenta é que para alcançar a rentabilidade necessária é preciso utilizar uma série de ações estratégicas pelo caminho, e aqui estamos para compartilhar com você algumas delas.
1- Acompanhe o fluxo de caixa
Identificar falhas, gargalos e formas de reduzir custos e potencializar os seus ganhos só são possíveis acompanhando de perto o fluxo de caixa do negócio, monitorando diariamente todas as entradas e saídas, e registrando-as em local adequado (algum software ou até mesmo um caderno). Alavancar o lucro de uma empresa exige muita atenção dos investimentos realizados e do retorno com cada um deles.
Dica: na hora de registrar as entradas e saídas, descreva de onde elas vieram. Registre quais foram os produtos/serviços vendidos que geraram determinada entrada, assim como o destino da saída, como pagamento de fornecedor ou de horas extras, por exemplo.
2- Invista no marketing digital
Levando em consideração que é preciso também existir virtualmente para o seu negócio ser encontrado por um maior número de pessoas, investir no marketing digital é crucial. Isso porque captar mais clientes e elevar o faturamento da sua empresa são fatores de uma mesma equação.
Para isso, criar perfis nas redes sociais para a sua empresa e entender quem são seus clientes e os conteúdos mais relevantes para esse público são indispensáveis, fazendo com que identifiquem que a sua marca é autoridade no assunto. A partir disso, programe publicações capazes de atrair a atenção dessas pessoas enquanto os serviços que você oferece são publicizados digitalmente.
3- Faça campanhas de fidelização
Não há dúvidas: atrair clientes é essencial para melhorar a rentabilidade de uma empresa. Entretanto, garantir o retorno de quem já frequenta a sua loja pode ser ainda mais interessante, e as campanhas de fidelização são grandes aliadas nesse quesito. Então, não tenha receio em criar programas para fidelizar os clientes.
Elaborar campanhas de pontos que permitam que eles acessem benefícios e descontos a partir de certo número de créditos é uma prática funcional, assim como disponibilizar cartões de fidelidade, nos quais são registradas cada uma das compras e, após determinado número, eles ganham brindes.
4- Reduza os custos operacionais
Claro que é possível aumentar a rentabilidade do negócio sem, necessariamente, elevar o número de vendas. Isso acontece quando você reduz os custos operacionais, o que potencializa circunstancialmente a lucratividade da empresa.
Realize um planejamento financeiro minucioso, observando todas as despesas do negócio, tanto fixas quanto variáveis. Além disso, identifique pontos de desperdício e elimine-os, buscando também negociar preços com fornecedores. Começar já a rever os seus gastos é uma regra de ouro.
5- Invista na pós-venda
Uma pós-venda de qualidade pode ser uma grande aliada para o seu negócio. Para isso, converse – por telefone, e-mail ou até mesmo antes de deixarem a loja – com os seus consumidores com o intuito de coletar feedbacks sobre os seus produtos/serviços e a experiência que eles tiveram na sua empresa.
Estas informações são extremamente ricas, ao passo que indicam tanto os pontos fortes quanto os elementos que devem ser melhorados. Em seguida, armazene e analise esses dados, criando planos de ação para resolver os problemas identificados.
E essas foram as nossas dicas sobre como aumentar a rentabilidade do seu negócio. Quais dos tópicos abordados você já pratica na sua empresa ou acha que se encaixa com a realidade do seu empreendimento? Deixe agora mesmo o seu comentário.
Conte com a Guarda Bens Self Storage quando surgir a necessidade de armazenar itens para a sua empresa com toda a segurança e comodidade necessárias. É só entrar em contato agora mesmo.