A IMPORTÂNCIA DE UM ESTOQUE PARA COMÉRCIOS
Tem coisa mais frustrante para qualquer cliente do que não encontrar o produto ou serviço que tanto deseja simplesmente porque acabou e não foi resposto? Não é à toa quando falam que o estoque é o coração da empresa. Isso porque a falta ou excesso de algum item causa prejuízo, inquestionavelmente – tanto financeiros, impactando diretamente no desempenho das vendas, quanto para a imagem do negócio perante o público, que cada vez mais está exigente.
Organizar o estoque não é tarefa complicada de realizar, principalmente quando se usa técnicas e ferramentas adequadas. Contagens manuais, compras erradas e outros mais contratempos que todo empreendedor já teve a infelicidade de vivenciar podem ficar para trás com um bom controle.
A seguir, confira 5 dicas valiosas para você começar a gerenciar o seu estoque de maneira funcional:
1- Entradas e saídas devem ser registradas
A regra é clara: tudo o que entra e tudo o que sai do estoque deve ser devidamente registrado, sem exceções, com a finalidade de ter o controle do fluxo dos produtos. Mesmo que a empresa esteja apenas começando, como é a realidade de muitas, utilize plataformas de gestão para realizar esse acompanhamento.
Assim, com o passar do tempo e o aumento no volume das vendas, você já estará preparado(a).
2- Produtos perecíveis e sazonais exigem cuidado redobrado
Um controle rígido de estoque é obrigatório para quem trabalha com produtos perecíveis (alimentos, flores e plantas, produtos farmacêuticos). O monitoramento das datas de validade, conservação e avaliação da qualidade deve ser constante.
Para isso, é necessário ter atenção com as datas de entrada e as quantidades recebidas de cada item. Isso porque, diante de uma grande quantidade de produtos e datas de validade próximas, uma promoção ou a queima de estoque são alternativas eficazes.
3- Queima de estoque ajuda a equilibrar as contas
É fato que nenhum comerciante deseja vender mais barato ou pelo mesmo preço que adquiriu certo produto, sem nenhuma margem de lucro. Porém, em algumas situações, como grandes quantidades de produtos próximos ao vencimento, é mais vantajoso vender por um preço baixo do que acumular no estoque.
Para que os prejuízos sejam menores, analise esses produtos com uma frequência maior e esteja alinhado com as vendas e a comunicação da empresa.
4- Negociação com fornecedores é fundamental
Uma verdade universal: todas as condições podem ser negociadas. Por essa razão, não aceite as respostas dos fornecedores como sendo um ultimato. Entretanto, para ter sucesso nessas negociações, é indispensável se planejar e prever diversos cenários, como a compra de produtos para Black Friday ou Natal, por exemplo.
Dica de ouro: sempre conte com mais de um fornecedor, sem precisar ficar dependente de uma única empresa.
5- Estoque organizado evita perdas e inibe furtos
O cenário propício para perdas e furtos, sem dúvidas, conta com produtos espalhados ou caixas e embalagens abertas. Isso porque por mais que você tenha um sistema para gerenciar o estoque, manter o espaço sempre limpo e organizado é o ideal para fugir desses problemas.
Importante: limitar o acesso, definir os resultados do setor e criar uma rotina para organização fazem a diferença no processo.
Então, curtiu as nossas dicas para você deixar o estoque do seu negócio como ele deve ser?
Você tem alguma outra sugestão que gostaria de compartilhar? Deixe o seu comentário e adoraremos lê-lo. Sua opinião é importante pra gente.
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